Consumo consciente e sustentabilidade

Agora, mais do que nunca, percebemos como é importante termos consciência sobre o quanto compramos, o que compramos e de quem. Esse artigo nos traz algumas dicas de como podemos iniciar uma nova cultura de consciência no que consumimos.

O que é consumo consciente
O consumo consciente é “uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta”, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Simples, não é mesmo? Isso significa que qualquer consumo é consciente quando o consumidor tem consciência de que aquilo terá um impacto (seja positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, no meio ambiente e nele mesmo. E, a partir disso, podemos repensar nossa forma de consumo e as maneiras que usamos e descartamos o que compramos.

Leia também: Lixo zero: como dar aquele rolê com os amigos e ser sustentável.
Assim temos claro que o consumo consciente é uma mudança de hábitos que começa por nós mesmos! Por isso, ser um consumidor consciente é um processo longo e que vai sendo desenvolvido ao longo dos anos. Então, tenha calma e vá aos poucos. Confira nossas dicas simples para iniciar no consumo consciente, saiba por onde começar e o que mais você pode fazer para ajudar nosso planeta:

1- Planejamento
Crie o hábito de se planejar antes de fazer compras. Faça uma lista do que você precisa naquele dia, semana ou mês, para evitar as compras por impulso. Refletir antes de comprar e ter bem claro suas necessidades vai te ajudar a suprí-las de forma mais responsável.

Quando for ao supermercado, por exemplo, tenha já em mãos as ecobags para recusar as sacolinhas plásticas. Veja se você consegue pesar os legumes e vegetais sem usar um saquinho plástico – que vira lixo assim que chegamos em casa, né? – e busque opções de lojas que trabalham com venda a granel, assim você consegue reduzir muito o impacto ao meio ambiente.

Um ponto importante também é levar em conta a procedência do produto e sua produção, os impactos que gera no meio ambiente, na sua saúde e na dos animais. Afinal, às vezes o produto baratinho e prático de fazer tem uma carga ambiental enorme, com exploração animal, poluição do solo e água. Conhecer as marcas que compramos é importantíssimo para o consumo consciente.

2- Compre de produtores locais
Valorizar a mão de obra nacional, da sua região e dos pequenos produtores é uma mudança de hábitos maravilhosa e que só te faz bem. Comprar de quem você pode conhecer na vida real é, além de gratificante, uma garantia de um produto mais fresco e de gerar a mudança na vida de uma família. Busque na sua cidade as feiras de rua, seja de orgânicos ou não, para valorizar os seus vizinhos!

E isso vale para tudo o que você for comprar. Frequente feiras de artesanato, de roupas, busque conhecer os brechós da sua região e veja como o seu consumo pode ser positivo na vida de uma pessoa. Opte por qualidade de produto e não por marca.

Aqui podemos falar também sobre o deliverys. Com a massiva popularização dos aplicativos de pedido de comida – alguns permitem até compras no supermercado – a quantidade de descartáveis enviados diariamente tende a aumentar também. Então, antes de pedir o seu lanche, comida japonesa ou pizza, mande uma mensagem pro estabelecimento perguntando sobre as embalagens que eles utilizam.

E se você recebeu seu pedido com várias sacolas plásticas, embalagens de isopor e guardanapos embalados em sacos plásticos, entre em contato com a empresa e sugira alternativas mais sustentáveis. Hoje é muito fácil encontrar copos grandes e sustentáveis – feitos de fibra de coco ou cana de açúcar – para entrega de sucos, por exemplo. Até mesmo embalagens para comida quente existem opções no mercado – que são feitas de mandioca. Lembre-se, é melhor um produto embalado em papel do que em plástico.

3- Compre produtos duráveis
Prefira produtos que não serão descartados assim que a moda passar. Pense em um guarda-roupa mais atemporal, com peças que são coringas para qualquer situação. Assim você vai ter roupas mais sustentáveis e durável.

Opte por produtos que têm vida útil longa, como os canudos de inox – que duram 50 anos -, copos reutilizáveis, seja de silicone, inox, retrátil ou não, o importante é reutilizar o mesmo recipiente. Escolha opções que não sejam de plástico, como as escovas de dente de bambu e as ecobags. Com essas mudanças simples, você deixar de consumir um dos lixos mais prejudiciais ao meio ambiente e menos recicláveis do mundo.

Por fim, reutilize tudo o que for possível e o que não for, recicle. Compartilhe a prática do consumo consciente, converse com as pessoas sobre os pequenos gestos que contribuem para a transformação. Passe o que você conhece sobre as marcas, incentive as trocas de produtos, empresa e hábitos. Seja parte da mudança positiva para o planeta.

Fonte www.beegreen.eco.com.br

The following two tabs change content below.

Portal Zen Daat

Somos um Portal que traz luz, cura e oportunidades de troca, equilíbrio e paz interior.

Últimos post de Portal Zen Daat (ver todos)

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*