Ora-pro-nóbis: Veja para que serve

Os princípios da planta podem ajudar na prevenção do câncer de cólon

Originária do continente americano, e cientificamente chamada de Pereskia aculeata, a planta Ora-pro-nóbis é encontrada de forma abundante em algumas regiões do Brasil. Descubra para que serve a erva que pode ser utilizada tanto na culinária, como em ornamentação.

Para que serve a ora-pro-nóbis

As flores da planta são muito utilizadas para quem deseja ornamentar ambientes com uma decoração mais natural.

A planta é adaptável a diversos tipos de solo e clima e é facilmente cultivada. Quando a planta se encontra na fase adulta, sua estrutura de arbusto pode ser usada como uma excelente cerca, protegendo o ambiente contra invasores, principalmente devido aos seus espinhos.

As flores dessa planta são brancas, pequenas e muito perfumadas. Além da cerca, ela também pode ser usada como um quebra-vento ou como uma barreira de predadores.

Benefícios da Ora-pró-nobis

  • Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores
  • O chá, feito a partir de suas folhas, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras
  • Esse poder depurativo associado ao chá também está ligado ao tratamento e prevenção de varizes
  • Pessoas com anemia deverão passar a utilizá-la com mais frequência, pois os índices de ferro são essenciais para o tratamento desse quadro
  • A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas
  • Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade
  • O retinol também é fundamental para manter a integridade da visão em dia
  • As grávidas deveriam consumir a planta nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê
  • Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio.
  • É uma planta com alto teor de proteína (aproximadamente 25% de sua composição), e é justamente por isso que é tão querida pelos veganos. Entre seus aminoácidos, temos a lisina e o triptofano em maior quantidade.
  • Seu elevado teor de vitamina C supera a laranja em 4 vezes. Além de minerais e vitaminas, também é rica em fibras.
  • Também é muito utilizada para aliviar processos inflamatórios e na recuperação da pele queimada.

Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras constataram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de cólon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis.

Benefícios do chá de ora-pro-nóbis

O consumo da planta pode servir para quem deseja perder peso. Devido ao alto teor de fibras da ora-pro-nóbis, a ingestão da planta ajuda no processo intestinal e digestivo.

Além de promover a saciedade, o consumo da planta ainda facilita o fluxo de alimentos pelas paredes intestinais e recompõem a flora intestinal. O que pode evitar a prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e tumores.

As folhas da planta são bastante nutritivas, além de possuírem um excelente efeito depurativo. O chá feito a partir dessa folhagem é indicado para tratar problemas inflamatórios, como úlceras e cistite.

O poder que as folhas de Ora-pro-nóbis têm em purificar o organismo de suas toxinas e resíduos também está associado à prevenção de problemas como o surgimento de varizes.

Esse chá é rico em ferro

O chá da planta também é considerado uma rica fonte de diversos nutrientes. Entre eles está o ferro, sendo indicado para pessoas que sofrem de anemia, por exemplo.

Outro nutriente encontrado de forma abundante nas folhas da Ora-pro-nóbis é a vitamina C, essencial para reforçar o sistema imunológico e driblar o organismo contra agentes externos e futuras doenças.

Além da vitamina C, a planta também é rica em vitamina A (retinol). Combatendo radicais livres, o nutriente é essencial para a pele e para a prevenção do envelhecimento celular precoce.

O retinol também é fundamental para a saúde dos olhos, sendo indicado para quem sofre de problemas como dificuldade de enxergar com pouca iluminação e até mesmo alterações oculares que podem resultar na cegueira.

Fundamental para a saúde dos fetos, o ácido fólico é essencial na dieta das gestantes. E o chá de ora-pro-nóbis é uma das fontes do nutriente.

Além de ajudar na saúde dos bebês, o ácido ainda ajuda a prevenir anemia, depressão e doenças cardíacas.

Rica em cálcio, a planta fortalece os ossos e dentes e ainda é fundamental para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos.

Ora-pró-nobis na culinária

As folhas da ora-pro-nóbis são consumidas e preparadas como qualquer outra verdura. A planta possui um sabor neutro, tem a textura macia e, além de ser usada no preparo de chá, também serve como ingrediente para recheios de salgados, sopas, saladas, refogados, entre vários outros.

A parte comestível da planta são suas folhas e também pode ser uma ótima opção de alimento, principalmente para pessoas que não consomem carne. A ora-pro-nóbis tem aproximadamente 25%de sua composição de proteína, sendo também rica fonte de aminoácidos como lisina e o triptofano.

Os princípios da planta podem ajudar na prevenção do câncer de cólon, tumores no intestino, diabetes e ainda trata furúnculos, sífilis e diminui os níveis de colesterol ruim.

Algo muito interessante é que in natura ou misturada na ração, animais também aproveitam os benefícios das folhas da ora-pro-nóbis.

 

Adaptado por Portal Zen Daat

 

Fonte: www.plantei.com.br

www.remediocaseiro.com

 

The following two tabs change content below.

Portal Zen Daat

Somos um Portal que traz luz, cura e oportunidades de troca, equilíbrio e paz interior.

Últimos post de Portal Zen Daat (ver todos)

1 Comentário em Ora-pro-nóbis: Veja para que serve

  1. Já plantei e não vejo a hora de usar

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*