Seja grato e o universo será seu!

Sejamos gratos a todas as nossas experiências, passadas, presentes e futuras.

“Há milhares de anos, desde os mais antigos registros deixados pela humanidade, o poder da gratidão é pregado e praticado. Ele vem sendo transmitido ao longo dos séculos, atravessando continentes e permeando uma sucessão de civilizações e culturas.

As mais importantes religiões do mundo, como o cristianismo, o islamismo, o judaísmo e o hinduísmo, giram em torno da gratidão.

Maomé disse que a gratidão pela abundância recebida é a melhor garantia de que mais abundância virá. 

Buda afirmou que não há motivo para sentir algo que não seja gratidão e alegria.

Lao Tzu declarou que, se você se alegrar com a maneira como as coisas são, o mundo inteiro será seu.

Krishna disse que aceita com alegria tudo o que lhe é oferecido.

O rei Davi falou sobre a necessidade de darmos graças a todo mundo, a tudo o que existe entre o céu e a terra.

E, Jesus dizia obrigado antes de executar cada um dos seus milagres.”

 

Em um dos seus discursos mais memoráveis, Steve Jobs falou de como é fácil conectar os pontos olhando para trás, e perceber que o que você é hoje tem tudo a ver com o que viveu até aqui.

Normalmente, nos esquecemos que somente somos quem somos hoje, devido ás experiências, boas e ruins, que tivemos no passado. Pensando simplesmente, de forma linear, que experiências prazerosas são boas e experiências que trazem dor são ruins, deixamos de agradecer a todas elas.

Existem as que nos ensinaram, aquelas que nos conduziram, as que nos fizeram vivenciar muita alegria e também aquelas que trouxeram dor e nos fizeram perceber o que não queremos mais passar em nossas vidas, mas, todas elas, nos trouxeram até aqui até onde somos no Agora.  

Por isso, sejamos gratos a todas elas, passadas e futuras.

 

Pesquisas científicas mostram que ser grato tem benefícios incríveis. 

Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que ser grato pelas pequenas coisas da vida pode causar grandes mudanças – inclusive cerebrais. Um artigo publicado no jornal científico NeuroImage, atesta que, depois de poucos meses exercitando sua gratidão por meio da escrita, seu cérebro passa a se sentir ainda mais condicionado a ser grato. E isso traz benefícios. 

A pesquisa compara esse treinamento a como exercitar um músculo: quanto mais você pratica a gratidão, mais propenso estará a senti-la espontaneamente no futuro. 

A prática diária literalmente reestrutura o cérebro para uma saúde melhor e mais felicidade. De fato, muitos estudos da última década demonstram como a gratidão atua no cérebro e como os efeitos neurológicos da gratidão produzem tantos benefícios.

 

Conhecendo os benefícios

  1. Expressar gratidão fortalece nosso corpo e cérebro, reduz o cortisol, o hormônio do estresse e aumentando a dopamina, o neurotransmissor do “bem-estar”.
  2. Cultivar a gratidão melhora as relações pessoais.
  3. Os sentimentos de gratidão diminuem os níveis de dor devido ao influxo de dopamina.
  4. A gratidão ajuda a dormir melhor, fortalece nosso sistema imunológico apressa a cura e a regeneração do corpo mais rapidamente.
  5. Ser grato alivia o stress. Torna-nos mais resistentes a traumas e eventos estressantes. Em um estudo sobre gratidão feito por McCraty e seus colegas em 1998, voluntários focaram em desenvolver apreço. Vinte e três por cento mostrou uma diminuição de cortisol, o hormônio do estresse mais proeminente. Porém o mais impressionante é que 80% dos participantes mostrou alterações na variabilidade da frequência cardíaca; um resultado direto dos níveis de estresse reduzidos.
  6. Ponderar as bênçãos e expressar gratidão reduz a ansiedade e depressão. Usando ressonâncias magnéticas, foram observadas alterações significativas no córtex pré-frontal medial do cérebro onde as emoções são registradas e controladas. O resultado foi melhor gestão de emoções negativas (como a culpa e a raiva) enquanto emoções mais positivas foram produzidas, tais como paciência, empatia e bondade, vinculando os benefícios de gratidão às emoções positivas.
  7. Ser grato aumenta a energia e a vitalidade para ter sistemas imunológicos mais fortes (graças a um sono melhor) e aos corações mais saudáveis devido a menos estresse. Incluindo as teorias mais espirituais, ser grato nos torna mais esperançosos, apreciativos, otimistas e que por si só aumenta a nossa vitalidade!

Exercitando a Gratidão

  • Você pode começar apenas pensando sobre isso. É um exercício, você estará treinando o “músculo” do seu cérebro responsável pela gratidão. Isso irá fixar em sua mente, até se tornar algo natural.
  • Todos os dias escrever pelo menos 10 coisas a qual você é grato. É importante escrever, e envolver as palavras com sentimento de gratidão.
  • Se você tiver dificuldade de agradecer algo concreto em sua vida, comece agradecendo pela vida. Pelo sol que possibilita a vida, pelo ar que se respira e preenche seus pulmões, por você ter um teto e uma cama para dormir … e assim vai!!!
  • Agradecer pelo que você pode dar: conforto á sua família, amor ao seu filho, uma palavra amiga a quem precisa. Dessa forma, você se abre ao Universo, que lhe garante cada vez mais.
  • Escreva o nome de 3 pessoas as quais você é grata(o), e escreva o porquê. Pode ser algo simples, como por exemplo ser grato a uma pessoa que te deu bom dia com um sorriso no rosto.

 

Essa prática irá transformar sua vida.

 A Gratidão é um poder tão grande que permite que nos conectemos diretamente com as bênçãos que nos levam a Criação de um mundo maravilhoso, de realizações infinitas.

Creio que a coisa mais importante é que gratidão gera gratidão. E uma vez que você começa a vivenciar os benefícios da gratidão, será muito bom sempre senti-los!

Portal Zen Daat

 

Fonte de consulta

Livro: Byrne, Rhonda em A magia

http://revistagalileu.globo.com

http://paulabortoletto.com.br.

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