Pólen e Geléia Real: Poderosos Alimentos

polen2

PÓLEN, UM ALIMENTO DOS MAIS ANTIGOS NA NATUREZA

O Pólen e o mel de abelha são os únicos alimentos sobre a terra que contêm os 22 nutrientes necessários para que o homem tenha uma nutrição completa e, portanto, saúde. Vitaminas, Sais Minerais, Pró-vitamina A (Beta-Caroteno) Fósforo, Vitamina B1 (Tiamina) Ferro,Vitamina B2,Potássio,Vitamina B3, Manganês, Vitamina B5, Sódio, Vitamina B6, Zinco, Vitamina B12, Boro, Vitamina C, Cálcio, Vitamina D, Cobre, Vitamina E, Magnésio, Vitamina H, Enxofre, Ácido Fólico ,Titânio, Ácido Pantotênico, Iodo.

Além das vitaminas e sais minerais, o Pólen e o mel contêm: Ácidos graxos, Ácido fenólico. Ceras e resinas, Pigmentos, Vernina, nucleina, 3 a 20 % de umidade, Esteróides de crescimento; Aminoácidos, Aminas, lecitina, ácidos nucléicos, flavonóides.
35 grs. “por dia de Pólen suprem a exigência protéica de uma pessoa”

Benefícios

Partindo de um ponto de vista prático, verificou-se que os efeitos benéficos do Pólen podem ser de;

1- Regular o apetite.

2- Intervém no restabelecimento do apetite perdido em caso de anorexia, assim como regula a obesidade e a assimilação exagerada.

3- Ajuda a eliminar os estados de fadiga, cansaço e enfraquecimento muscular e cerebral.

4- Atuar sobre o envelhecimento do aparelho genital urinário.

5- Atuar como antibiótico sobre microorganismos como a tifoidea e as salmonelas.

6- Atuar como uma ação reguladora da pressão arterial, melhorando a resistência dos vasos sanguíneos e do aparelho cardiovascular.

Mas o que é o Polén?

O pólen é o “gameta masculino das plantas”, ou seja, a substância masculina de fecundação de todas as plantas que dão flores. Conforme análises feitas por cientistas e biólogos, “é uma das substâncias mais ricas e completas encontradas na natureza.” Contém todos os elementos essenciais à vida, tanto vegetal quanto animal. As abelhas o coletam para a sua alimentação sem a qual a colméia se extingue em pouco tempo. Seu emprego recomenda-se onde quer que seja necessário um nutriente celular do mais alto valor, atuando em todos os níveis, principalmente no sistema glandular e no sistema nervoso central.

Conforme pesquisas realizadas em hospitais e clínicas especializadas em vários países, sob orientação e supervisão de eminentes cientistas, as seguintes qualidades principais são encontradas no pólen: retardador do envelhecimento e regenerador das funções orgânicas e psíquicas; catalisador de energia e saúde; prevenção e tratamento de doenças degenerativas e infecciosas (possui propriedades antibióticas comprovadas); excelentes para atletas, dançarinos, artistas e intelectuais de um modo geral; promotor do desenvolvimento físico e mental de crianças e adolescentes; útil na prevenção do stress, cansaço físico e mental, perda de memória e falta de concentração; melhora das condições psíquicas, proporciona maior interesse pela vida, melhor aproveitamento do sono e humor mais positivo; prevenção da debilidade sexual, impotência, certos tipos de esterilidade masculina e feminina; (foram observados diversos casos de cura de impotência masculina, bem como a melhoria acentuada no desempenho em pessoas normais); prevenção de problemas de próstata e gênito – urinários, sendo usado na Rússia, França, Suécia e Japão como principal medicamento em problemas de próstato – vesiculites.

Efeitos Clínicos

– Revista Médica de esporte da República da China. Aumento de eficiência esportiva.

–  Estudo do Instituto de Investigação Biossocial de Tacoma, Washington, sobre o aumento de vigor dos atletas.
– Artigo de Runner´s World 1980 diz como Gary Fanelli de Filadélfia quebrou seu recorde de 4:26 numa milha para 4:10 somente quando ingeriu o Pólen. Este mesmo fenômeno aconteceu a Steve Riddick, corredor dos 100 metros. O treinador de corredores de pista Anitti L. relatou que em 1976 fazia todos os seus atletas ingerirem pólen, o que melhorava suas performances.

– O treinador da Universidade de Rutgers, E.U.A., comentou que depois de dar Pólen aos seus atletas, eles ganharam, pela primeira vez em 48 anos, o campeonato de “travessia de campo” do Metropolitan Intercollegiate de Nova Iorque.

Um alimento e tanto

O pólen é dos melhores alimentos, tônicos e bioenergéticos naturais conhecidos pela ciência, até os dias de hoje. Seu uso constante auxilia o organismo contra o envelhecimento precoce, mantendo-nos saudáveis e ativos até idades avançadas. O hábito de usá-lo constantemente, mesmo em quantidades pequenas, é extremamente salutar e aconselhável.

 

A GELÉIA REAL

geleia real1

A geléia real é uma substancia cremosa, acentuadamente ácida, cheiro e sabor fortes, cor e consistência do leite condensado, produzida, mediante secreção glandular, por abelhas operárias jovens, de poucos dias, e destinada exclusivamente à alimentação das larvas e da rainha. Todas as larvas são alimentadas com geléia real nos dois primeiros dias de vida; a rainha, porém, a come durante toda a vida. E aí está a razão da diferença entre as operárias (que pesam 125 mg, medem 12mm de comprimento, e vivem no máximo 45 dias) e as rainhas (que pesam 200 mg, medem 17 mm de comprimento, e vivem até 5 anos pondo 2000 -3000 ovos por dia).

A esse fato se deve sua referida fama e propriedade de garantir a longevidade á quem a consome como fonte alimentar.

Composição química

Em 100 gramas de geléia real encontram-se:

Água 24,15 g
Hidratos de carbono 20,00 g
Proteínas 30,62 g
Gorduras 3,00g
Estratos etéreos 15,22 g
Sais 2,34 g
Num só grama de geléia real há as seguintes vitaminas (em microgramas), 59 a 149 mg de niocina, 1,5 a 6,6 mg de tiamina, 8 a 9,5 mg de riboflavina, 2,4 a 50 mg de piradoxina, 0,2 de ácido fólico e outros ricos elementos. Há na geléia real 21 diferentes aminoácidos, dentre eles peucinalisina, argimina, isoleucina, valina, felina, etc. Dentre os elementos minerais, há enxofre, magnésio, ferro, zinco, cobre, arsênio, lítio, cobalto, níquel, manganês e cromo.

Os mais importantes sais minerais contidos na geléia real são os de: fósforo (0,67 g), azoto (0,58 g), enxofre (0,38 g), cálcio, ferro, manganês, potássio, magnésio etc. A geléia real também encerra vitaminas: tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), ácido pantotênico (vitamina B3, niacina (vitamina B5 ou PP), adermina ou piridoxina (vitamina B6), biotina, inositol, ácido fólico, ácido ascórbico (vitamina C).

O seu organismo não absorverá todos os elementos que ingerir de uma geléia real, se você usar grande quantidade.

Medida de tratamento: O ideal é a absorção de uma medida igual a uma colher de chá por dia, contendo geléia real diluída em mel para a média de 1,5% (ou 15g por litro de mel); a medida de manutenção deverá ser de mais ou menos 0,5g ao dia. O mel é o melhor protetor da geléia real, ou seja, o seu conservante natural, como fazem as abelhas no interior da colmeia. Não apresenta efeitos secundários, portanto não tem contra indicações.

Benefícios

Na terapia humana, a geléia real é um estimulador biológico, com ação energética e regeneradora do organismo. É recomendada para os casos de cansaço, astenia, falta de apetite, esgotamento físico e nervoso, transtornos do comportamentos, inadaptação social e baixo rendimento psíquico nas escolas, deficiências do crescimento e do desenvolvimento na puberdade e na adolescência. É recomendada como tônico geral nas enfermidades com evolução crônica, nas anemias, nas amenorréias e na debilidade senil.

– Promove descanso durante o sono

– Regenera a pele e elimina a queda de cabelo;

– Fortalece a memória, ativando o cérebro;

– Aumenta o vigor sexual;

– Elimina o cansaço, aumenta a resistência corporal, aumenta a imunidade;

– Cura a prisão de ventre;

– Elimina dores nos ombros, nas pernas e nas costas.;

– Aumenta a circulação do sangue, eliminando o frio nas mãos nos pés;

geleia real

Contra-indicações

O uso da geléia real não causa efeitos secundários. Não há, portanto, contra-indicações ao seu uso por qualquer pessoa. Porém, para que a geléia real se mantenha integra e perfeita, há necessidade de cuidados especiais. Deve ela, quando pura (tem um gosto um tanto azedo/ácido, que fica por muito tempo na boca), ser conservada no congelador, num recipiente vedado, sem presença de metais. Quando diluída em mel na proporção máxima de 1,5% para uso normal, ou de 2% em casos de carências agudas, deve ela ser protegida dos raios de luz natural ou mesmo artificial e de qualquer elemento metálico.

Efeitos Clínicos

Experiências levadas a cabo nos Estados Unidos, na Alemanha, na França, Japão e na Itália, revelam que a geléia real tem inúmeros efeitos medicinais: traz ótimos resultados no esgotamento nervoso, no cansaço mental, na insônia, na tensão nervosa, na melancolia, nas neuro-psicoses, nas obsessões (Drs. H. Destrem, L. Telatin, Chauvin); combate infecções que tenham resistido aos antibióticos (Dr. H. Destrem, P. Prosperi, F. Ragazzini, L. Francalancia); normaliza a pressão arterial, corrigindo tanto a hipertensão como a hipotensão (Dr. H. Destrem, G. Jacoli); cura a úlcera duodenal (Dr. G. Izar); é útil contra a icterícia, a anemia crônica e perniciosa, e a leucemia linfática e mielóide (Drs. A. Gaggioli, G. Jacoli, P. Prosperi); normaliza o funcionamento das glândulas supra-renais, da tireóide, do baço, do fígado, dos ovários etc. (Drs. Ardy, Paggioli, Jacoli); age beneficamente sobre a pele (Dr. Decourt); socorre as mulheres na menopausa (Dr. H. Destrem); restaura o apetite de crianças, jovens e velhos (Drs. Decourt, Sarrouy, Alger, Prosperi, Leuteneger, Raffi); contribui para o fortalecimento e desenvolvimento normais de bebês prematuros, que tenham vindo ao mundo com debilidade congênita, afecções cardíacas e outras complicações (Drs. C. Malossi, Francalancia, Ragazzini, Grandi, Prosperi); é útil também em muitos outros casos, como nas afecções das vias respiratórias (resfriados, tosse bronquite), nas afecções cardíacas, nas perturbações do aparelho digestivo, no eczema.

Qual a diferença entre a Geléia Real e o Mel?

O mel é um alimento consistente e de cor amarelada, semitransparente, doce e com aroma floral. Também é produzido pelas abelhas operárias. Já a Geléia Real é feita a partir do pólen que as abelhas operárias internas se alimentam, fazem a digestão no estômago e intestinos e, após a ação de vários enzimas, conseguem produzir uma pequena quantidade da Geléia Real. Só para se ter uma idéia, dentro de cada colméia encontram-se menos de um grama de Geléia Real.A Geléia Real 100% pura tem a aparência igual a leite condensado, de cor leitosa e seu e seu paladar não é nada doce, diferente do mel. A larva que é escolhida para ser a nova Rainha é alimentada sómente de Geléia Real e por esse motivo se torna duas vezes maior que as abelhas operárias, três vezes mais pesada, vive de três a cinco anos, em comparação, as abelhas operarias vivem somente seis ou sete semanas, e ainda é a única capaz de fecundar diariamente dois mil ovos, o que equivale a duas vezes o seu peso.Ou seja, seria como se um homem comum vivesse mais ou menos 80 anos e um outro, graças a um alimento especial (no caso, a geléia real) vivesse mais ou menos três mil anos).


Fonte:

– livro: “O maravilhoso mundo do Pólen de Abelha”, de Joe M. Parkhill, e os nºs referidos no final do livro (25,30,41,51).

– https://portal2013br.wordpress.com/

Imagens: – https://portal2013br.wordpress.com/

The following two tabs change content below.

Portal Zen Daat

Somos um Portal que traz luz, cura e oportunidades de troca, equilíbrio e paz interior.

Últimos post de Portal Zen Daat (ver todos)

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*