Você é uma pessoa através de outras pessoas – Ubuntu

ubutu

Na África existe uma noção de fraternidade e compaixão existente entre os povos africanos, um pensamento oposto ao individualismo que vivemos atualmente, que nos mostra que estamos todos interligados. Normalmente, não percebemos esse inter-relacionamento, acreditamos que ações de outras pessoas não interferirão em nós, tanto quanto acreditamos que nossas atitudes não interferirão na vida de outras pessoas. Mas, se pararmos para pensar: nossas atitudes interferem diretamente no meio em que vivemos. Logo em seguida, cada um de nós sai para o mundo levando consigo as experiências vividas, carregadas de emoção que serão passadas adiante a outro grupo e assim, o ciclo continua.

Vejamos um exemplo disso, suponha que um dia logo pela manhã você discuta intensamente com alguém da sua casa, lembre-se que esse acontecimento não afetou somente a você e ao outro, mas a todas as pessoas que convivem na casa, inclusive à própria casa, se considerarmos a energia que ficou impregnada no ambiente. Cada um de vocês sairá para o seu trabalho, escola ou relacionamento impregnado dessas impressões, memórias de emoções, pensamentos e atitudes. 

A partir daí, segue-se o dia que será visto, sentido e vivido através da lente e do filtro dos acontecimentos vividos pela manhã. Se por exemplo, seu chefe reclamar de algo nesse dia, você poderá perder a paciência ou dar uma resposta seca ou grossa. E mesmo que isso não aconteça, o que você está emanando não é agradável ou benéfico e se espalhará, contaminando, além de seu ambiente, as pessoas que convivem com você, e as pessoas que conviverão com elas, e as pessoas que conviverão com essas outras pessoas, e assim sucessivamente em uma reação em cadeia, podendo chegar a qualquer lugar, a qualquer parte, ao outro lado do mundo. 

E se durante esse dia um colega de trabalho, que ja possui essa consciência de comunidade e união, percebe que você não está muito bem e lhe dedica alguns minutos de conversa, de atenção ou até uma prece em seu pensamento. Ele sabe que pode lhe auxiliar a reverter essa onda, pois sozinho nem sempre se consegue. Você se sentirá melhor, e o que propagará ao seu redor será positivo. Dessa forma, as memórias negativas não afetarão nem a você, nem a ele, nem a outros.

Isso é Ubuntu! A crença na comunhão que conecta toda a humanidade: “sou o que sou graças ao que somos todos nós.” Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível para as outras, apoia as outras, não se sente ameaçada quando outras pessoas são capazes e boas, baseada em uma autoconfiança que vem do conhecimento de que ela pertence a algo maior que é diminuído quando outras pessoas se sentem humilhadas ou diminuídas.” (1)

Não significa que as pessoas não devam cuidar de si próprias. A questão é: você vai fazer isso de maneira a desenvolver a sua comunidade, permitindo que ela melhore?(2) 

ÓTIMO! Agora você já sabe o que fazer para melhorar o meio em que vive, vibre positivamente para as pessoas, dê-lhes atenção, interesse-se, use palavras positivas, envie intenções de luz, mentalizando “Que somente o melhor chegue até você!” Tudo fica muito mais fácil, quando recebemos ajuda.

Ajude o outro e perceberá que estará ajudando a si mesmo, ao seu ambiente e a todo o Mundo ao seu redor. 

Ubuntu para todos nós! 

Por Adriana Capopizza 

(1) Arcebispo Desmond Tutu

(2) Nelson Mandela 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_(filosofia)

The following two tabs change content below.
Adriana Capopizza

Adriana Capopizza

Terapeuta especialista em autodesenvolvimento e Autocura através de técnicas de Radiestesia, Numerologia, Terapia Floral e Quântica, Meditação e sessões de Interiorização. Formação: Bioquimica-Farmácia, Naturopatia, Terapia Floral Brasileira, Radiestesia, Radiônica Tradicional e Quântica, Yoga, Meditação ativa, Numerologia, Toque Vibracional, Acupuntura, Tarot, Magnified Healing, entre outras.
Adriana Capopizza

Últimos post de Adriana Capopizza (ver todos)

2 Comentários em Você é uma pessoa através de outras pessoas – Ubuntu

  1. Gostei muito desta postagem, e elas sempre chegam nas melhores horas

    grato

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*