Os benefícios da carqueja branca

carqueja

 

A carqueja amarga, Baccharis trimera, é uma erva espontânea em terrenos baldios e pastos, também considerada “daninha” pois invade cultivos. Mas, não é daninha para o ser humano que, em sabendo usar, tirará muitos benefícios do seu chá.

Na nossa região também encontramos a carqueja-doce, ou carquejinha, (Baccharis articulata). Outra planta de mesmo nome, a Carqueja-ibérica (Pterospartum tridentatum) é diurética e também usada como condimento culinário.

A carqueja é muito rústica, uma planta originária da América do Sul, de fácil cultivo e resistente ao fogo. Quando ocorre queimada em área de carqueja, esta planta é das primeiras a se restabelecer dominando o ambiente.

Pode ser plantada em vasos e jardineiras, em casa, e assume a forma de pequenas moitas arredondadas.

É usada em chás emagrecedores e no chimarrão gaúcho, na aromatização de licores e vinhos e na fabricação de vassouras rústicas.

Seu uso medicinal é reconhecido como antipirética, antiespasmódica, digestiva,hepatoprotetora, anti-helmíntica, anti-reumática e diurética.

A carqueja-doce também é nativa da América do Sul, crescendo em áreas rochosas e arenosas no sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Esta é uma erva considerada anti-hipertensiva, e que tem bons resultados portanto, quando tomar, se não for hipertensa, saiba que ela vai baixar sua pressão arterial.

Suas folhas e hastes, tem sido empregadas principalmente em problemas hepáticos (removendo obstruções da vesícula e fígado) e contra disfunções estomacais (melhorando a digestão) e intestinais (como vermífugo). Publicações populares recomendam para tratamento de úlcera, diabetes, malária, anginas, anemia, diarreias, inflamações de garganta, vermes, etc. É indicada para afecções estomacais, hepáticas e intestinais na forma de infusão.

 

Fonte: Revista Farmácia da Natureza

The following two tabs change content below.

Portal Zen Daat

Somos um Portal que traz luz, cura e oportunidades de troca, equilíbrio e paz interior.

Últimos post de Portal Zen Daat (ver todos)

1 Comentário em Os benefícios da carqueja branca

  1. Eu gostei desse chá. Ele é muito bom pra aftas e azia. Olha esperimentem ele é muito bom….

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*